14 de abril de 2010

CANTINHO DO BESTEIRO


Há povos mas propensos a tragédias do que outros. Dentro desses povos podemos incluir o povo polaco. Desde sempre foi um povo agredido pelos seus vizinhos. Na segunda guerra mundial, a primeira vítima para justificar a invasão da Polónia, talvez tenha sido um preso alemão, ao qual se vestiu uma farda do exercito polaco e se colocou junto de uma estação de rádio, a simular um assalto das tropas polacas. A partir daí estava dado o mote para invasão alemã, justificando Hitler a invasão com “o ataque ao retransmissor de Gleiwitz por tropas regulares polacas”.
A partir de 1 de Setembro foram inúmeras agressões contra o povo polaco pelos alemães. Mais tarde, mm 1941, o exército russo fuzila 22 mil soldados polacos em Katlin, decapitando a elite desse mesmo exército, para impedir a resistência a ofensiva soviética, Desde sempre a União Soviética negou esse acto até aos nossos dias.
Quando se pretendia o reencontro com a História ao prestar-se homenagem a esses heróis polacos, o avião presidencial despenha-se noutra floresta russa, numa manhã de nevoeiro.
Nesse mesmo dia, o governo russo revela imagens daquele trágico dia em Katlin das tropas polacas.
Resta ao povo polaco enfrentar com determinação as tragédias e sobretudo acreditar que virá um dia um sol radioso.

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------