A A25 poderá em breve deixar de ser uma SCUT (auto-estradas sem custos para o utilizador) depois da apresentação, ontem do OE (Orçamento de Estado). No documento é revelado que o ministro das Obras Públicas admite vir a portajar vias até agora gratuitas.
De acordo com notícia avançada pelo Jornal de Notícias (JN), na proposta de lei do OE é referido que “em 2010, o Governo pode introduzir novas taxas de portagem em auto-estradas em regime de SCUT, desde que verificados os critérios utilizados para a sua introdução”, e explica ainda que essa cobrança só será feita depois de negociadas as bases de concessão.
No relatório que acompanha o OE, o Governo deixa claro estar a renegociar os contratos de concessão das SCUT do Norte Litoral (A28), Costa da Prata (A29) e Grande Porto (A41/42), onde serão cobradas portagens, bem como da Beira Litoral e Alta, podendo, assim, a A25 ser a próxima via a portajar.
O JN recorda os três critérios que ditaram a cobrança de portagens nas vias Norte Litoral (A28), Costa da Prata (A29) e Grande Porto (A41/42: os automobilistas disporem de uma via alternativa que permitisse fazer o mesmo percurso num tempo máximo de até 1,3 vezes; o Produto Interno Bruto per capita (se igual ou superior a 80%) e o índice de poder de compra concelhio (se igual ou superior a 90%).
Em Outubro de 2006, quando o então ministro Mário Lino anunciou o fim das SCUT, a A25, que liga Aveiro-Viseu-a Vilar Formoso, juntamente com a Interior Norte (A24), eram as únicas que apenas cumpriam um dos requisitos – as vias alternativas.
O JN salienta ainda que a SCUT da Beira Interior (A23) também não tem custos para o utilizador.
Fonte: Viseu.com
De acordo com notícia avançada pelo Jornal de Notícias (JN), na proposta de lei do OE é referido que “em 2010, o Governo pode introduzir novas taxas de portagem em auto-estradas em regime de SCUT, desde que verificados os critérios utilizados para a sua introdução”, e explica ainda que essa cobrança só será feita depois de negociadas as bases de concessão.
No relatório que acompanha o OE, o Governo deixa claro estar a renegociar os contratos de concessão das SCUT do Norte Litoral (A28), Costa da Prata (A29) e Grande Porto (A41/42), onde serão cobradas portagens, bem como da Beira Litoral e Alta, podendo, assim, a A25 ser a próxima via a portajar.
O JN recorda os três critérios que ditaram a cobrança de portagens nas vias Norte Litoral (A28), Costa da Prata (A29) e Grande Porto (A41/42: os automobilistas disporem de uma via alternativa que permitisse fazer o mesmo percurso num tempo máximo de até 1,3 vezes; o Produto Interno Bruto per capita (se igual ou superior a 80%) e o índice de poder de compra concelhio (se igual ou superior a 90%).
Em Outubro de 2006, quando o então ministro Mário Lino anunciou o fim das SCUT, a A25, que liga Aveiro-Viseu-a Vilar Formoso, juntamente com a Interior Norte (A24), eram as únicas que apenas cumpriam um dos requisitos – as vias alternativas.
O JN salienta ainda que a SCUT da Beira Interior (A23) também não tem custos para o utilizador.
Fonte: Viseu.com
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