24 de outubro de 2009

Revisitando a História

O primeiro equipamento do Besteiros Futebol Clube



Uma pergunta que podemos formular é se o Besteiros teve sempre o mesmo equipamento.
Não, nos primeiros tempos, os jogadores equipavam-se conforme as suas possibilidades, sendo considerado, pelo David Duarte Louro, como o tempo do “vale tudo”. Nessa altura, o importante era jogar, não importava de que maneira fosse. Às vezes, até de calças se ia para dentro de campo.
O primeiro equipamento, no sentido do termo, deve ter aparecido já na década de trinta. Mas em relação a esse facto não é possível estabelecer uma data concreta.
A primeira referência a mencionar a cor do equipamento besteirense surge a meados de 1935. “ Os rapazes de Campo de Besteiros com a sua blusa encarnada contrastavam com o amarelo de Molelos”. Esse equipamento era constituído por camisola encarnada e calções pretos. O emblema ainda apresentava a cruz, como elemento principal.
Será difícil determinar com rigor a mudança para o equipamento actual. Análise dos jornais e fotografias da época, leva que aponte com alguma segurança que as camisolas de listas verticais alvi-rubras tenham sido introduzidas na década de cinquenta.
Nesse novo equipamento, o emblema sofre profunda transformação, apresentando um visual diferente. Nessa mudança, tanto de camisola, como de emblema, deverá ter tido papel fundamental, David Duarte Louro. Pelo menos é nesse sentido uma notícia que afirma: “David Duarte Louro envia ao Besteiros modernas camisolas.”

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------