7 de setembro de 2009

Campo de Besteiros


O NOSSO PEQUENO MUNDO
Mas qual terá sido a origem do “nosso pequeno mundo”?
Santa Eulália de Besteiros ou Sancta Ovaya de Balistariis deve remontar à época da reconquista cristã. O nome de Santa Eulália aparece mencionado num documento de 960. No que respeita à paróquia de Sancta Ovaya de Balistariis aparece a mesma referenciada nas Inquirições de 1258 e de 1288.
Numa grande viagem temporal, encontramos Campo de Besteiros, nome atribuído à antiga freguesia de Santa Eulália de Besteiros pelo decreto n.º 16467 de 4 de Fevereiro de 1929. Este decreto oficializou a designação que era assumida pela população já alguns anos. Compreende-se perfeitamente esta evolução, numa terra de grande pendor republicano.
Nos jornais aparecia Campo de Besteiros ou Besteiros. Embora Campo de Besteiros aparecesse com um significado mais restrito e Besteiros assumia uma área mais lata que englobava as freguesias confinantes (Campo de Besteiros, Santiago de Besteiros e Castelões).
Assistimos, no presente, a uma tentativa de apropriação do nome Besteiros. O nome serve para tudo, e para tudo tem utilidade. Procura-se hoje alargar o conceito de Vale de Besteiros, repetindo-se uma mentira, esperando que ela com o tempo se transforme em verdade. Uma coisa é o Vale de Besteiros, outra é a Terra de Besteiros. Principalmente a designação do concelho de Besteiros com o conceito mais lato do que o vale.
Na ânsia de procurar um novo rumo, o ter na mão o poder de decidir contra uma política, já na altura centralizadora, levou ao desejo da criação do concelho de Besteiros. Acto que levantou alguma polémica, mas pela leitura dos jornais da época existia uma aceitação tácita. O novo concelho não foi criado, em parte, pela mudança do ministro do Interior responsável pela tutela, o que naquele tempo era frequente devido à instabilidade governativa. Pesou também, a decisão da assembleia de freguesia do Barreiro que no último momento não rectificou a sua entrada no novo concelho. Assim, morria o sonho, assim assistiu-se a um concelho com um desenvolvimento a ritmos diferentes.
Besteiro

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------