27 de setembro de 2009

Besteiros F. C - Noventa anos!!!

Uma das primeiras equipas do Besteiros e onde se encontram os fundadores do clube
Há noventa anos Avelar Úria Leitão, Baltazar Ferreira e Américo Augusto Cruz começaram mais do que um clube. Surgiu como se fosse uma bandeira de uma região um pouco esquecida que se uniu num mesmo ideal. O trabalho destes besteirenses marcou a diferença, revelou uma dimensão e um projecto de ocupação da juventude.
Ao deixar-se a terra natal, reforça-se o sentimento de bairrismo e de ligação ao lugar onde se nasceu e se deram os primeiros passos. O sonho de uma vida melhor reforça o amor à sua terra e provoca a vontade, se a vida permitir, de contribuir para o seu progresso.
De encontro a esta linha de pensamento vem um artigo de Rodrigues Teles, no jornal “Sports”, na secção Sinfonia Nortenha de Fevereiro de 1940, que afirmava “...há mais de uma vintena de anos, possivelmente brincava-se ao futebol na antiga povoação de Campo de Besteiros, sentada aos pés da Serra do Caramulo”. O fomentar dessa paixão, na opinião do articulista deveu-se a “...uns rapazes que no Porto ou em Lisboa se empregaram, mas viram a luz do sol no famoso vale besteirense e levaram para ali o “vício” em dias de férias”. O futebol, nessa altura, já tinha grande divulgação nas grandes cidades.
Passados noventa anos, o Besteiros na comemoração de mais um aniversário defrontou, ontem o Mortágua e saiu vencedor por 1-0. Hoje, de manhã homenageou todos aqueles que contribuíram para a história do Besteiros e já não estão entre nós.

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------