Por vezes ficamos surpreendidos. No domingo aproveitei conjuntamente com um amigo para fazer uma caminhada por Campo de Besteiros, por lugares que não são habituais, mas de beleza impar. Mas não é falar dos benefícios da caminhada, esta sem Porco no Espeto, mas sim do assunto que merece atenção dos besteirenses.
Próximo da Tabuaça, na berma esquerda encontra-se um estradão, que passado cerca de duzentos metros podemos encontrar a ETAR da ZIM do Lagedo. Até aqui tudo bem. Ela pode ser construída onde melhor aprouver.
A manhã estava quente, a poeira andava no ar, o sol estava inclemente, mas comigo tinha água para matar a sede, e não sofrer de alucinações. Pensava eu! Na referida ETAR encontra-se uma placa datada de 8 de Maio de 2011 a registar para a posteridade a inauguração e o nome da freguesia de Santiago de Besteiros. Surpresa, porque aquela construção encontra-se dentro dos limites da freguesia de Campo de Besteiros.
Como já tenho neve na Serra, e passei por muitos invernos não aceito sem razão aparente que se queira aumentar os limites das nossas terras não respeitando os antigos, nem a história. Já agora em relação à famosa ZIM do Lagedo, uma pequena parte já se encontra em Campo de Besteiros.
Aqueles terrenos que eram baldios em tempos remotos e que foram ocupados pelos habitantes das duas freguesias, os donos originais são de Campo de Besteiros, na zona a seguir ao antigo campo do catrupio. Se aqueles baldios não pertencessem a Campo de Besteiros, alguém os deixaria ocupar? Depois basta ver os limites entre as duas freguesias que por mistério, naquela zona alargam de tal forma que até já coloco em dúvida se Fermentelos pertence ao Campo.
Será?!!!
24 de julho de 2011
RISCOS E RABISCOS DE BESTEIROS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------
Um comentário:
Causas, serão sempre causas! Há quem lute convictamente por elas.
Mesmo que não partilhe da mesma opinião em todas, quero transmitir a minha solidariedade e mostrar-te que não estás só e que mereces muito mais de todos nós.
Postar um comentário