22 de julho de 2011

Besteiros Futebol Clube


Naquele tempo, os briosos besteirenses diziam presente e formavam uma direcção para gerir o Besteiros

"Apesar de não haver notícias, o Besteiros deve ter continuado a sua actividade com “algumas brincadeiras com a bola”, porque no ano seguinte, em Janeiro de 22, surge a notícia da eleição dos órgãos directivos, para a agremiação desportiva de Campo de Besteiros.
Assembleia Geral:
Presidente – Padre António Ferreira Duarte.
Secretários – Prof. António Augusto Barros e José Tavares.
Director Desportivo – João Almiro da Silva.
Direcção:
Presidente – P.e Alexandre Augusto Brito.
Vice – Presidente – Baltazar Ferreira da Silva.
Tesoureiro – Alexandre Ferreira Duarte.
1.º Secretário – Ramiro da Costa Furtado.
2.º Secretário – Avelar Uria Leitão.
Vogais – Joaquim Dias, Hilário Pereira Coimbra e Albano Ferreira Duarte.
Ao analisarmos a constituição desta Direcção, denota-se que existe a perfeita noção do que é um clube e das suas necessidades. Saliente-se o facto da eleição de um director desportivo, figura importante em toda a dinâmica desportiva.
Estes órgãos sociais encontravam-se embuídos da vontade de fazer progredir o clube. Nesse sentido, propunham-se trabalhar para criar as melhores condições para a colectividade. Sabiam, porém, que sozinhos a tarefa seria muito difícil de realizar, por isso, era de extrema importância a colaboração dos sócios honorários de terras brasileiras. Essa ajuda concretizava-se através do pagamento de quotas mensais, contribuindo com as mesmas, para que “este divertimento do seu lindo e risonho Campo tenha o maior desenvolvimento”.
Mais uma vez, constatamos o papel importante da comunidade besteirense emigrada no Brasil, com maior preponderância da cidade de Santos. Esse acto de amor bairrista seria recompensado com o respeito pelos “seus bons e briosos filhos”.
De acordo com o “Ecos de Besteiros”, cada sócio pagava a quota de dois mil e quinhentos reis por ano. A primeira lista de sócios veio do Brasil, tendo como principal dinamizador, David Duarte Louro.
O referido jornal aponta, também, que o primeiro presidente da direcção foi o prof. Aníbal Augusto dos Santos, da Quinta da Ladeira. Quanto a esse facto, não encontrei dados para o poder confirmar, sobretudo tendo em conta e analisando a direcção eleita em 22."
In Besteiros Futebol Clube, Um Clube com História de Joaquim Calheiros Duarte

2 comentários:

Anônimo disse...

Para não se perder a memória de quem eram algumas das pessoas aqui referidas deixo aqui um link que esclarece quem era Ramiro da Costa Furtado:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=623679
O professor Ramiro da Costa Furtado era cunhado de Avelar Úria Leitão. Ambos estão sepultados no cemitério de Campo de Besteiros.

Anônimo disse...

Para não se perder a memória de quem eram algumas das pessoas referidas deixo aqui um link que esclarece quem era Ramiro da Costa Furtado:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=623679
O professor Ramiro da Costa Furtado era cunhado de Avelar Úria Leitão. Ambos estão sepultados no cemitério de Campo de Besteiros.

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------