9 de maio de 2017

DIA DA MÃE/FESTA DO SR DO CALVÁRIO/ IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA




Mais uma vez no primeiro domingo do mês de maio foi dia de várias comemorações para os besteirenses e devotos de terras vizinhas.
O dia do Senhor do calvário como se sabe é dia 3 de maio, mas como vem sendo hábito há vários anos é comemorado no primeiro domingo do mês de maio. Assim este dia coincide sempre com o Dia da Mãe e é também para nós o dia da Consagração ao Imaculado Coração de Maria.
Para mim este dia foi vivido de uma forma bem diferente de todos os outros anos.
A preparação começou com bastante tempo de antecedência e foi um misto de stress e emoção.
Em maio de 2016 tomei a decisão de ficar responsável pelo Santuário do Imaculado Coração de Maria que tão bem embeleza a escadaria do Monte Calvário de onde podemos desfrutar da beleza da nossa terra no sopé da Serra do Caramulo.
Durante este ano nem sempre pude estar presente devido ao facto de trabalhar longe, inicialmente no Algarve (Loulé) e agora em Odivelas. Nessas alturas tive a ajuda de familiares.
Uma vez disseram-me “És devota da Mãe Maria?” “Sim sou” foi a minha resposta. E é verdade, é a Ela que recorro sempre que preciso de ajuda e de força para seguir o meu caminho que não tem sido nada fácil, mas conto com a Sua ajuda para me amparar nos piores momentos. Sou Grata por isso.
Foram 3 dias de bastante trabalho quer para mim, quer para as pessoas que estiveram à minha volta, familiares, amigos, vizinhos. Todos à sua maneira se prontificaram a ajudar. Pedido e recolha de flores às pessoas da terra e terras vizinhas que também quiseram colaborar de boa vontade. A todos um muito obrigado de coração. É sempre bom sentir que podemos contar quando precisamos de apoio.
Sexta-feira foi dia de andar pelas casas a recolher flores e apanhar erva doce. A chuva deste dia de certa forma veio desanimar um pouco, pois tinha muitas coisas para fazer e não podia. Mas entretanto o São Pedro foi “amigo” e deu tréguas por momentos para que eu pudesse continuar o meu trabalho.
Aos poucos lá foram aparecendo rosas e mais rosas de várias cores que fui desfolhando e selecionei por cores.
No sábado seguiu-se o mesmo… flores e mais flores …
Tudo recolhido e encaixotado foi hora de juntar no local onde iria ser “o quartel general  das tropas”.
O dia já ia longo, mas chegava o momento de abrir a porta do santuário para a Senhora sair por algumas horas para a podermos colocar no andor e enfeitar com as rosas escolhidas (a minha flor preferida). O “medo” de tocar num bem tão precioso era um misto de emoção, mas também de grande responsabilidade. Envolvida num manto branco foi levada em braços, como se de um bebé se tratasse. Pude ver de bem perto o seu rosto… Não consigo explicar o que senti, mas foi muito bom e aconchegante.

A noite foi longa. A minha madrinha foi quem ficou “incumbida da tarefa” de embelezar o andor que iria levar a santa. Com esta tarefa concluída e muito bem feita, foi altura de descansar o corpo e os olhos por algumas horas, mas não muitas.
O domingo começou bem cedo, ainda o sol não tinha nascido (5h30). Era agora a vez de enfeitar o percurso que a Santa iria fazer até subir ao Monte Calvário.
Com a ajuda de amigos e familiares rapidamente foi concluído. Como tínhamos ainda muitas pétalas, decidimos ornamentar também a escadaria, mas não foram suficientes para chegar até à Capela.
Pelas 8h30/9h o trabalho estava terminado. Quando finalmente olhámos para o que tínhamos acabado de fazer, sentimos que o trabalho de grupo foi realizado com bastante sucesso. O resultado final ficou ainda melhor do que tinha idealizado.
Chegou um dos momentos da cerimónia. A Senhora era levada em ombros pelos bombeiros, que mais uma vez se disponibilizaram para o fazer, pela passadeira que foi “construída” em sua Honra. Confesso que foi mais um momento de emoção.
Terminada a missa solene, era hora da Senhora regressar à sua “casa” na enconta do monte. O tocar do trompete é sempre arrepiante, mas desta vez foi um pouco mais. Já com a Senhora no santuário soltaram-se algumas lágrimas. Um misto de emoção, dever cumprido e gratidão.
Durante o ano tentei dar o meu melhor .
A todas as pessoas que estiveram do meu lado e me apoiaram o meu MUITO OBRIGADO. GRATA DE CORAÇÃO.
O sentimento é de dever cumprido.
Sou GRATA à Mãe Maria/Imaculado Coração de Maria, pois muitas vezes tem sido a ela que recorro sempre que estou mais em baixo e peço forças para seguir em frente no meu caminho… que nem sempre tem sido fácil….
Por tudo isto este foi um dia vivido de uma forma bem diferente e especial.
Ainda o dia não tinha acabado. Havia uma viagem de quase 300km pela frente, pois segunda feira era dia de voltar a estar com as “minhas” crianças.

Parti com o coração apertadinho, pois não consegui dar à minha mãe a atenção que ela tanto merece e precisa. Mas mais uma vez pedi à Mãe Maria que olhe por ela e a ampare hoje e sempre.

ÂNGELA DIAS

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------