5 de dezembro de 2013

MEMÓRIAS DE BESTEIROS...


Vamos esquecer as festas de setembro que nasceram à sombra da feira franca que se realizava em oito de setembro por altura da festa de Nossa Senhora do Campo. Outras localidades foram capazes de  fazer perdurar uma feira franca que marcam a diferença na sua região. Mas vamos esquecer isso. Olhamos só para avicultura industrial que nasceu em Campo de Besteiros. No início, segundo fontes coevas era no muro da feira que se estabelecia o preço do frango para o país. Mas também vamos esquecer isso, porque dá muito trabalho iniciar-se um núcleo museológico, porque nesse núcleo veríamos o início, o crescimento, o apogeu e depois o declínio… Mas vamos esquecer isso…
Temos também o clube mais antigo do concelho de Tondela. Uma história que nos devia orgulhar pelos muitos besteirenses que o representaram…Mas vamos esquecer isso..
Tivemos também a melhor prova de perícia do país…Pilotos de muitas terras com os seus carros animavam a avenida oito de setembro…Mas vamos esquecer isso…
Fraco povo que não tem memória, que não tem coragem de lutar pela sua História. Senão fizermos nada por nós, não vamos esperar que façam os outros…

 

3 comentários:

Anônimo disse...

O tempo em que até os cartazes eram feitos com a "Prata da Casa"!
Creio que as jovens eram a Maria João e a filha do Sr. Salafranca!...

Anônimo disse...

É natural que os residentes não se dêem conta do marasmo que se apoderou dos habitantes de Campo de Besteiros, mas mesmo que se apercebam, olham para o lado e fazem de conta que está tudo bem e que nada se passa, mas os ausentes, que mesmo por essa ausência se sintam mais besteirenses que os outros (só se dá o verdadeiro valor, quando se passa o vale do ouro, quantos com uma lágrima nos olhos),se apercebem da falta de iniciativa e do comodismo que reina em Campo de Besteiros, quando comparam com a dinâmica imprimida nas terras de acolhimento. Aí é fácil fazer comparações e então mais se acentua a nossa frustação.Falta uma ou duas pessoas que sejam os dinamizadores e impulsionadores de um verdadeiro movimento impulsionador para uma nova dinâmica em prol de Campo de Besteiros. E quantas coisas se podem fazer e outras revitalizar o já existente, mas que se encontram quase paralisadas. Há umas quantas pessoas que podiam e deviam ser um exemplo de persistência e encorajamento e ao fim e ao cabo acabam por ser perniciosas para um verdadeiro desenvolvimento da nossa terra.Sem polémicas, sei do que falo, embora por motivos éticos, não me possa alongar com mais comentários.
A política, aos políticos, Campo de Besteiros aos besteirenses. Cada coisa no seu lugar e se todos puxarem para o mesmo lado , o nosso futuro poderá ser aquilo que os besteirenses anseiam. O nosso Presidente Jorge Marques, pelo amor que nutre pela sua e nossa terra, se for acarinhado e ajudado pode fazer muito, mas como é evidente nada poderá fazer só e se não tiver o apoio e a colaboração de todos os bons besteirenses, independentemente do partido a que pertençam.
Rui Cruz

JOSÉ disse...

Recordo-me dessas festas, nesse ano eu vivia em Campo de Besteiros! Ja tinha lido algures que uma das moças é a Ercilia Salafranca, minha colega no Externato! Mencionam a Maria Joao, entao talvez seja a Maria Joao Almiro!
Excelente texto que reaviva memorias e nos faz regressar ao passado!

José de Matos, em Africa

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------