13 de setembro de 2013

Autárquicas 2013 – Campo de Besteiros


 Entrevista a João Pedro Fonseca, cabeça de lista do CDS à Junta de Freguesia de Campo de Besteiros
Apresentação do candidato:

 
O meu nome é João Pedro Lopes Pereira da Fonseca, tenho 55 anos de idade,
 Tenho Formação Profissional em Técnicas de Venda e Negociação.
A nível associativo fiz parte durante alguns anos da direção da Sociedade Propaganda e Recreativa Besteirense,  onde fomentámos várias atividades, desde torneios de xadrês, de damas a torneios de ping-pong, exposição de fotografias de belas artes,  além de outras e  que, tão boas recordações nos deixa. 
O meu passado profissional teve várias áreas de atividade ,e em várias empresas,  onde sempre desempenhei o papel de comercial de vendas. Fui emigrante nos Estados Unidos da América, onde permaneci alguns anos. Quando regressei fui convidado a integrar uma empresa de construção civil com mais dois amigos, a qual não correu nada bem e que determinou a limitação do meu futuro, para a solução dos problemas então criados, hoje sanados. Tive uma sociedade, também de uma pequena loja de materiais de construção a qual acabei por ter de abandonar, para me dedicar ao que decididamente marcou a minha vidaem termos  profissionais, 12 anos numa empresa de mobiliário de escritório, na delegação de Viseu, onde, dada a conjuntura também encerrou.


Entrevista

CampoBesteiros.Online (CB) Por que razão decidiu aceitar o desafio para encabeçar a lista de candidatos pelo CDS à Junta de freguesia de Campo de Besteiros?
João Pedro Fonseca (JF): Foi um convite que me foi dirigido, por membros da concelhia do CDS-PP e por um grupo de excelentes pessoas de Campo de Besteiros até de outros partidos políticos. Solicitei algum tempo para pensar, pois não era a minha tendência, pois sempre fui social democrata desde a sua existência, e não me revendo no atual  sistema politico  de governar, decidi  aceitar o desafio e devo aqui  expressar  que me surpreendeu bastante o grupo me  endereçou tal convite.

(CB):   Qual é o grande objetivo da sua candidatura e da lista que encabeça para Campo de Besteiros?
(JF):  O Associativismo, julgo ser o grande problema existente na nossa freguesia, unir as Pessoas. Há imenso que fazer, temos de ter o trabalho de devolver o orgulho à nossa Freguesia, de  lhe dar a capacidade de autoridade de determinação, de opção, de ambição dos seus ideais e das suas reais necessidades. Temos de inserir a comunidade nas decisões que sejam decisivas para a Freguesia.
-Sei que não me posso alongar muito, mas o nosso projeto, passa essencialmente por colocar as PESSOAS em primeiro, todos juntos por uma causa só,  e certamente faremos da Freguesia de Campo de Besteiros, um local onde mais dignamente se possa viver, onde agradavelmente se possa estar, onde condignamente possamos educar os nossos filhos e onde  carinhosamente possamos  tratar dos nossos idosos e famílias mais carenciadas, criando bancos de apoio quer a alimentação, quer a medicamentos, quer a vestuário, quer também a deslocações quando possível aos necessitados.
-O apoio inequívoco e claro a todas as nossas Associações, e a todas as suas atividades,  e por aqui passa, e faço  repetidamente  referência às Pessoas,  que sem elas é o que está à vista, Besteiros  Futebol Clube, Sociedade Propaganda, Escuteiros,  como principais exemplos,  temos de animar para fazermos ressurgir com dedicação estas associações, consideravelmente importantes para a nossa comunidade,  e aqui teremos de chamar  com elementar força,  toda a nossa juventude a participar , e  não  agir da forma que todos vemos, não é desligar-lhe a luz, é acendê-la, não é fechar-lhe as portas é abri-las, não é ignorá-las é dar-lhes atenção, é dar-lhes condições para, dizendo-o de uma forma simples, para que se portem bem…..
-Valorizar as infra-estruturas existentes, tal como as piscinas, o pavilhão gimno-desportivo,  o campo de futebol com mais programas de atividades, não esquecendo o piso sintético já previsto e que sem atividades nunca virá.

(CB):   Que outros objetivos tem o seu projeto para a freguesia?
(JF):  São até demasiados os objetivos que,  já temos delineados e que é abrangente a toda freguesia, são mais, até de atenção e respeito pelos concidadãos, do que, propriamente de grandes custos financeiros, como por exemplo, uma revisão profunda a toda a sinalétrica, à luz publica exterior, de uma forma progressiva criar condições para a deslocação de deficientes, como rampas  em todos os passeios, efetuar um levantamento relativo ao  saneamento básico, e a água ao domicilio,  onde a Junta terá de ter um papel muito ativo e preponderante junto do municipio,  para que dê atenção a  este problema que em nada digna o nosso meio ambiente que tanto nos compete defender, é uma provocação existirem ainda esgotos a céu aberto, têm de ser erradicados.  Esta Junta  quer defender a qualquer custo  o meio ambiente, tornar  esta  Freguesia mais respeitosa  para com a natureza, torná-la num exemplo, para a sociedade e isso passa por uma estratégia de formação e informação de como agir, passa pela  colocação de mais pontos de receção e recolha dos lixos, desde pilhas, óleos, electrodomésticos e outros, para além de um estudo mais pormenorizado, onde possam ser colocados, e onde sejam mais necessários,   por exemplo, não faz qualquer sentido, dois pontos de recolha seletiva de lixo tão perto um do outro e em pleno Parque do Campo, onde constantemente se encontram vidros e outros materiais perigosos, fora dos contentores,  onde tantas crianças brincam e tantos adultos passeiam.
-Um estimulo forte e preciso, de apoio ao comércio local, com a revalorização de planos de animação, que serão a cada comerciante transmitidos.
-A requalificação do Fontenário do Calvário e o consequente  estudo  da condição das águas, com a colocação de placas informativas do seu estado, aliás estende-se também ao todos os fontenários da freguesia.
-Uma atenção urgente à forma de manutenção do Parque do Campo, é  imperdoável  esta inatividade,  este quase desprezo que todos nós vemos, da longa espera para se reparar uma pequena vedação, um banco, ou um equipamento infantil à substituição de uma simples lâmpada,  para também, não falar, ao mais que deficiente sistema de rega,  em horas, completamente inconvenientes,  à quase completa e inexistentes sombras onde estão os bancos colocados. Temos ideia também de colocar várias laranjeiras para tornar o parque mais bonito e não fazer esquecer que a laranja faz parte de nós. A tão necessária a abertura dos WC’s públicos, tal como a abertura do espaço internet que nunca deveria ter encerrado,  criando e investindo em meios áudio com a inclusão de imagens da nossa terra e do que cá se passa, aqui torna-se eminente  substituição dos Correios, para outro espaço a definir com mais dignidade para os seus utentes.
-É primordial ter um atendimento público permanente, para satisfazer a população, a abertura de um serviço dentro de um horário normal de trabalho, onde em certos períodos do ano possa ser dado apoio aos contribuintes para o cumprimento das suas obrigações fiscais.
-A requalificação e limpeza da ponte do Batôco. Estar mais atento à limpeza e manutenção dos arruamentos das valas, das bermas, dos passeios, por toda a freguesia.
-Um controle apertado a zonas abandonadas, de casas em ruínas e espaços de mato e silvado onde se vai exigir a segurança e a respetiva limpeza, em locais já anotados.
-Estimular a junto das entidades competentes uma solução defenitiva para a escola Agricola.

(CB):  Qual é o lema do seu manifesto eleitoral?
(JF):   Já foi transmitido ao longo desta entrevista é ACREDITAR NAS PESSOAS

(CB):  Quem são outros elementos que constituem a sua lista à junta de Freguesia de Campo de Besteiros?
A lista é composta por um conjunto de pessoas que foi criteriosamente escolhida para que cada um desempenhe o seu papel, mesmo como elemento ativo, na sua própria zona onde habitacional.
Junta de Freguesia de Campo de Besteiros
João Pedro Fonseca  -  Guida Rosado Lucas  -  Antonio Rodrigues Lino-
Paulo Manuel Fonseca – Critina Gomes Almiro – Alexandre Gomes Mesquita
João Almiro Castro – Celso Henriques de Matos – Maria Helena Fernandes
Paula Cristina Soares – Fernando Manuel Matos – Maria Edite Gomes
Benjamim Antunes Lopes – João Antonio Marques – Ana Lucia Leitão
Nelson Pais de Sousa – Maria de Lurdes Matos – Lina Maria Sousa
Maria  Isabel Marques – Anabela Santinha Cardoso -   Antonio Figueira Costa
 Maria Celeste Loureiro – Maria Conceição Simões – Ana Catarina Santos
Fernando Avaro Ribeiro – Christian Gomes Rodrigues.

 (CB):   Que mensagem deixa aos besteirenses.
(JF):    Uma colega teve a feliz ideia de evocar um poema de Fernando Pessoa, que o vou citar no plural:   Não somos nada. Nunca seremos nada. Não podemos querer ser nada. À parte disso, temos que ter em nós, todos os sonhos do Mundo…..eu acrescento ainda, e tentar realizá-los.  ACREDITAR NAS  PESSOAS, contamos consigo.

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------