23 de agosto de 2013

A MINHA SENTIDA HOMENAGEM


Regressei por umas horas a Campo de Besteiros, na quinta-feira à noite. Custou-me olhar para a nossa serra e vê-la a ser destruída pelas chamas. Custou-me ainda mais, porque nessa tarde tinham-se vivido momentos de angústia, momentos de terror com o fogo insano a destruir uma vida, a deixar feridas outras numa impotência contra algo descontrolável que a mão humana deitou.
Ver arder a Serra, é ver arder um pouco de mim, das minhas memórias, porque foram inúmeras vezes que a percorri em raids dos escuteiros, inúmeras noites que dormi embalado pelo arrastar dos pinheiros, momentos onde a paz transmitida por essa serra era inigualável. Custa aceitar que alguém em consciência tenha ateado um fogo para a destruir, mas é aquilo que parece, ao olhar as fotografias do início da ocorrência.
Custa aceitar, ver Homens e Mulheres Bombeiros que dão a vida por uma causa, vê-los com olhos amargurados, com a tristeza e o cansaço no rosto no combate a fogos que se sucedem. Ao mesmo tempo vejo esses Homens e Mulheres Bombeiras determinados a subirem para os carros de combate, de um modo altruísta, sem saberem se voltarão abraçar os seus.
Todos os anos se fala em reforço de vigilância, todos os anos se fala em prevenção com a necessidade de construção de aceiros e de outros meios, mas todos os anos acontece o mesmo. O país está em guerra contra aos incendiários, porque não colocar o exército a vigiar as matas Ouve-se na televisão que alguns dos incendiários são reincidentes, porque não colocar nesses pessoas pulseiras electrónicas, ou em tempo de Verão restringir-lhes a liberdade, porque os seus direitos não podem colocar em causa a segurança dos outros.
Que escrever, que dizer neste momento, somente a minha simples homenagem e grato a todos os Homens e Mulheres Bombeiras deste país, que mereciam outro olhar dos governantes, outros meios…

Um comentário:

Isagui disse...

Bombeiros de Campo de Besteiros, que Deus Vos Proteja e aos vossos colegas de todo o país por essas trilhas imensas. Que não haja mais perdas, que não haja mais angústia e lágrimas.
Vocês são o símbolo da Paz e da União. Vocês são o exemplo maravilhoso do Amor, Respeito.
Nesta terra se á alguém que ama mais a Mãe Natureza são vocês...
Agora é os fogos, depois são as tempestades, as inundações ,os acidentes , a assistência a doentes. Simplesmente vocês estão sempre, sempre presentes.

Chegou a altura de o povo todo exigir ao Governo novas medidas para o apoio a estes homens e mulheres.
Não queremos ver políticos a falarem de números na televisão, não queremos ver políticos a lamentarem mais uma perda.
Queremos ver é resultados positivos aos Bombeiros, ajudas, não precisamos de submarinos é ambulâncias e carros de combate aos fogos. Não é preciso visitas de estado, mas sim investimento em Formações e apoios aos treinos desta gente que maravilhosamente estão sempre à frente.
Humildemente agradeço a todos
Bem Haja

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------