17 de março de 2013

HOJE ESCREVO EU - A COMUNIDADE VISEU-DÃO LAFÕES


A comunidade intermunicipal parece que agora Viseu-Dão-Lafões também deveria constar no seu nome, o de Besteiros, Alto Paiva e Terras do Demo, embora nesta situação em parte, e porque não Azurara. Assim todos ficavam bastante satisfeitos, porque pelos vistos o importante é o nome e não a ação.

Estas comunidades intermunicipais é mais uma moda de regionalização, depois da outra que foi reprovada pelos portugueses com custos, mas representa algo de positivo, porque a união de municípios pode criar sinergias importantes para o desenvolvimento, mas quando se vê que o importante é o nome, aí algumas interrogações ficam no ar.
O Presidente desta Comunidade Intermunicipal é o presidente do município de Tondela, Dr. Carlos Marta que mais uma vez, na questão do nome, comprovou a sua visão estratégica e apresenta-se cada vez como a figura de maior destaque a merecer a candidatura ao Município da cidade de Viseu. Penso que deverá ser essa a pedra no sapato do actual presidente da Câmara Municipal de Viseu. Olha, olha e vê que o melhor candidato é oriundo de “qualquer coisa”, e isso deve causar uma angústia muito grande. Ao contrário, em Tondela é natural a sucessão ao surgir como candidato Dr. José António de Jesus que tem revelado papel meritório, com o senão, na minha opinião, na história dos agrupamentos escolares. Mas enfim, ninguém é perfeito.
Mas este artigo começou com a comunidade intermunicipal, por isso nada melhor que relembrar a mensagem do Dr. Carlos Marta:
“No cenário actual de economia global, a competição entre as diferentes regiões ou cidades intensificou-se. Independentemente da área de negócio em que actuemos, o âmbito concorrencial é hoje mundial, não se resume à região, ou mesmo ao País. Face a este cenário, os decisores políticos têm de estabelecer estratégias de vanguarda que posicionem as cidades e regiões, numa posição privilegiada, face aos presumíveis concorrentes.
Temos, assim, entre mãos, a tarefa de concretizar políticas de competitividade regional mais exigentes, transformando a Dão Lafões numa região inovadora, empreendedora e competitiva.
A constituição da CIMRDL – Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões – assentou exactamente numa visão de parceria estratégica intermunicipal, no sentido de dar resposta a estas novas realidades e capaz de promover e canalizar, no futuro, projectos estruturantes para a Região Dão Lafões.
Assim, temos como objectivo promover os projectos de desenvolvimento dos municípios, inseridos numa lógica intermunicipal. De facto, nos próximos anos a disponibilidade de recursos financeiros (públicos e privados), no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional, será muito selectiva pelo que se exige que a sua orientação seja feita para as questões estratégicas.”

Um comentário:

Anônimo disse...

Andam a debater o que menos interessa, pois o que devia interessar era o porquê desta CIRDL e de outras?? Esta regionalização encapotada que estão a fazer não vai trazer melhorias, mas vai arranjar emprego a algumas pessoas que já não vão poder candidatar-se!!! Não será este o objetivo das CIM(Comunidades Inter-Municipais)????

P. Ferreira

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------