13 de fevereiro de 2013

A CASA ESCOLA AGRÍCOLA ALZIRA DUARTE COIMBRA - urge agir!!!


A Casa Escola Agrícola Alzira Duarte Coimbra deveria ser um assunto prioritário colocado em cima da mesa das entidades locais e da comunidade besteirense, e encontrar para ele uma rápida resolução. Sabemos que a solução em parte depende da instituição que a gere, que presumo que seja a APDR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Rural, mas os poderes locais deveriam desenvolver todos os esforços para encontrar em conjunto uma solução.  Quando falo nos poderes locais, abrange os mesmos representantes laicos e eclesiásticos.
Estar fechada, sem vida, sem alunos não honra a memória do benemérito Aureliano Duarte Coimbra, que ao realizar aquele gesto altruísta tinha outro sonho, outros objetivos que sempre os partilhou em vida. Podemos apontar algumas soluções, mas a mesma deveria passar por uma reunião entre o organismo responsável pela mesma com a autarquia local e a comunidade.
No início deste projeto tive a oportunidade de acompanha-lo de perto. Verifiquei, na altura, que estava perante uma instituição bastante credível e pode constatar que o projeto que iria ser aplicado na Casa Escola era de bastante qualidade. Na fase inicial visitou-se duas escolas em funcionamento na zona Oeste do país, e o que nos foi apresentado era um projeto bem alicerçado com provas dadas.
A solução deveria passar pela educação, porque foi essa a ideia inicial, mas não só de agricultura, outras vertentes deveriam ser ponderadas, porque um ensino de qualidade tem sempre espaço. Poderia por exemplo promover acordos com as empresas instaladas na região para a formação de novos trabalhadores. Desenvolver, de acordo com as necessidades do país plano de formação em setores a privilegiar em medidas governamentais.
Urge agir.

4 comentários:

Anônimo disse...

Como seria bom que o apelo deste brioso besteirense não viesse a cair em saco roto, como infelizmente outros apelos e outras sugestões têm caido.

Anônimo disse...

Em 2005 os Bombeiros do Distrito de Viseu realizaram naquelas instalações um Seminário subordinado ao tema " Reflectir para melhor Servir". Estiveram presentes as mais altas individualidades do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil e da Liga dos Bombeiros Portugueses, a quem foram mostradas as potencialidades do local para uma Unidade de Formação. Se houvesse milhões a distribuir por um qualquer "benemérito" já teria andado, mas como era para servir a população, estacionou. Quando o imóvel ruir, haverá quem reconheça que se fosse doado a entidade/pessoa de bem, estaria a funcionar.

Anônimo disse...

Penso que seria agora uma boa ocasião para debater este assunto, pois como vamos ter eleições autárquicas, pode ser que os eventuais candidatos se comprometam a lutar pela resolução deste problema nos seus projetos eleitorais Seria bom, seria mesmo muito bom.

Anônimo disse...

Penso que seria agora uma boa ocasião para debater este assunto, pois como vamos ter eleições autárquicas, pode ser que os eventuais candidatos se comprometam a lutar pela resolução deste problema nos seus projetos eleitorais Seria bom, seria mesmo muito bom.

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------