15 de janeiro de 2013

ESCOLA AGRICOLA ALZIRA DUARTE COIMBRA


Pode não ser o efeito do determinismo, mas o meio, molda-nos, transforma o nosso ser, a nossa forma de pensar, mas também, apesar das distâncias, as memórias contribuíram para a construção do nosso “Eu”. Voltar à nossa Terra, ao nosso meio, nem que seja por breves momentos é o anseio de todos aqueles que ainda conservam amor pelas suas origens. Mesmo não podendo voltar, viajamos pela memória, pelos objetos, pelas fotografias, pelas histórias que contamos aos filhos. Alguns de nós só conhecemos Besteiros pela visão de outros, ou então por alguma visita que fizeram. De certeza que essa visita os arrebatou e conheceram melhor os seus progenitores.
Desses encontros, dessas conversas entre besteirenses, pergunta-se, quase de certeza absoluta, pela Escola Agrícola Alzira Duarte Coimbra que se encontra fechada. Gostariam que fosse encontrada uma solução para a mesma. Pensam mesmo que deveria ser ao serviço da educação, porque tinha sido essa a ideia inicial do seu benemérito Aureliano Duarte Coimbra. Vimos a degradação da Escola, encerrada, vimos a degradação de outros bens, por isso os representantes locais deveriam dialogar com os responsáveis pela referida Escola para encontrar uma saída que honrasse a memória do seu benemérito.

Um comentário:

Anônimo disse...

Houve á uns anos atrás um congresso de chefes de Bombeiros do Distrito de Viseu que se realizou na Escola Agrícola, onde ficaram alojados e onde houve o referido congresso e nessa altura, segundo noticia dos jornais concelhios se aventou a hipótese de se criar uma escola para chefias dos Bombeiros , dadas as sua condições de alojamento e cozinha e atendendo ao espaço anexo existente. Não me ocorre de quem partiu a ideia, mas penso que o Presidente dos Bombeiros, Sr. Tito Almiro possa adiantar mais alguns considerandos, pois penso que nessa altura, ou era o Comandante, ou já Presidente. Penso ser uma medida a aproveitar e , ou, forçar os actuais proprietários a dar uma solução ao assunto, isto claro com a pressão das autoridades autárquicas, que devem ser em todas as circunstâncias os impulsionadores para forçar o desenvolvimento das terras para que foram eleitos. Rui Cruz

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------