8 de janeiro de 2013

CENTRO INTERPRETATIVO DA AVICULTURA INDUSTRIAL


Outro aspeto importante a desenvolver em Campo de Besteiros era a criação de um centro interpretativo da avicultura industrial que teve na “bela adormecida”, o seu berço. Urge fazer a recolha dos artefactos relacionados com essa atividade económica, ao mesmo tempo catalogá-los e registar memórias de pessoas que possam ter estado ligadas a essa atividade. É uma página que nos devemos orgulhar, devemos enaltecer, e sobretudo devemos preservar para as gerações futuras.
Existem espaços onde se poderão guardar esses documentos, mas o que falta é a iniciativa e a vontade de avançar para a criação desse centro interpretativo que é tão ou mais importantes do que outros que foram preservados.
Estou a consciente que para alguns preservar a memória de uma comunidade os incomoda, mas esses serão sempre contra, estarão sempre do outro lado da barreira, do outro lado da estrada, a olhar, de mãos nos bolsos.
Das críticas pode-se fazer a súmula e aproveitar para agir, mas em caso algum se deve olvidar a história de um povo, de uma comunidade que ousou, que teve coragem, mas que infelizmente foi se perdendo com o tempo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Subscrevo a opinião manifestada pelo Dr. Joaquim Calheiros, quanto á instalação do Centro Interpretativo da Avicultura Indústrial em Campo de Besteiros, pois é uma maneira de não deixar as novas gerações esquecer o que representou a avicultura para a nossa economia, o desenvolvimento que trouxe nessa época á nossa terra, que lhe valeu o tituto de berço da avicultura em Portugal e a de capital do frango.
Nos dias actuais, outros , devagar, devagarinho ,tentem sem que ninguem dê por eles procurar colher os louros e procurar fazer cair no esquecimento esta bandeira da nossa terra.
Penso ser altura de haver alguem que pegue na ideia e uma vez que ainda existem felizmente algumas pessoas que fizeram a sua vida como industriais da avicultura e que podem dar uma preciosa ajuda na instalação deste desiderato, tanto mais que parece haver estruturas físicas para a sua instalação. RuiCruz

Anônimo disse...

A diáspora Besteirense está activa. Bem puxa pelos nativos mas a reação é a mesma de sempre... Acordem,caramba!!!!!

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------