4 de janeiro de 2013

BESTEIROS - PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL

DECLÍNIO INDUSTRIAL DE BESTEIROS

Não vamos imaginar, mas vamos verificar que esta situação é real, aconteceu mesmo em Campo de Besteiros. Mas sou sincero, por vezes sou distraído, mas não ouvi, nem reparos, nem lamentos, nem nenhum plano de contingência. Já disse, sou distraído, e na maioria das vezes sou ouço aquilo que quero.
Tenho a consciência que algumas das empresas fecharam devido a má gestão, outras porém foram trucidadas pela voragem do tempo, pela insensibilidade dos mercados, mas, o assunto deveria ter merecido pelas entidades municipais outra atenção.
Campo de Besteiros foi durante o século XX, o principal pólo industrial do concelho, essa situação deveria ter merecido outro olhar, outra atitude, apesar de ainda hoje se poder, em parte, alterar com o crescimento da zona industrial do Lagedo, que deveria ter-se chamado de Besteiros, para dentro dos limites da freguesia de Campo de Besteiros.
Outra solução passaria pela criação do chamado “ninho de empresas”,ou incubadora onde jovens empresários poderiam de uma forma menos onerosa estabelecer o seu empreendimento, conforme apontou e bem o nosso conterrâneo Rui Augusto Cruz.
Não foram só os empregos que se perderam, porque não existindo trabalho, a população desloca-se para outras zonas do país ou do estrangeiro. Pessoas jovens, pessoas que podiam criar outras dinâmicas, pessoas que podiam contribuir para o desenvolvimento da região de Besteiros. O comércio local também entra em crise, perdendo a terra o seu dinamismo, a sua vitalidade. Assim começa a crise, assim começa o adormecer da “bela adormecida”, porque ninguém ousou colocar em causa esta situação.
São umas simples propostas de desenvolvimento da nossa terra, mas gostaria que as mesmas fossem discutidas, porque estas sim, criariam postos de trabalho, fixariam pessoas e dinamizava economicamente Campo de Besteiros.

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------