10 de janeiro de 2013

AVICULTURA EM CAMPO DE BESTEIROS - agir para preservar!


Algumas terras não têm História, nem se lhe conheceram feitos de monta para serem distinguidas, outras têm feitos, contribuíram com algo que transformou a sua região, e mesmo o país, mas a inabilidade, outras vezes a falta de condições financeiras obstou a que se distinguissem e perdurasse a memória dos seus feitos. Na maioria das vezes até não é necessário empenhar muitos recursos.
Por isso, merece ser referenciado Campo de Besteiros, ou a região de Besteiros como berço da avicultura. Outras realizações sem tradição são deslocadas para o “centro”, onde os animais e pastores se reuniam ao som dela, ou ao tom, outras porém, e muito bem, para os locais a que se ligam. Por isso, ainda temos tempo, porque não lembrar o frango, onde ele foi introduzido como opção comercial e criado em grande escala. Porque não? Não o merecemos? Do respeito das memórias e sobretudo do respeito por aquilo que ainda existe e que devia ser inventariado. Ter sido o berço da avicultura irá perder-se com o tempo, até soará estranho, o nome da rua Pioneiros da Avicultura aos vindouros. Nós não devemos esperar que outros façam aquilo que nos compete. Nós, ao vermos desaparecer parte da nossa História, parte da nossa memória sem sequer fazer um gesto, sem sequer desenvolver uma ação concreta na preservação desses vestígios da industrialização da avicultura, não somos dignos de nos queixarmos, nem sobretudo de protestar que nos ignoram. Dizem alguns que foram os de fora, um pouco perturbados pela dor de cotovelo. É verdade, sempre foi uma virtude besteirense receber os forasteiros de braços abertos e proporcionar as condições para que pudessem desenvolver os seus projetos. Mas para isso não se deve ficar parado, a olhar da esquina como que se esperasse a ação de outros. Deveria dar-se os primeiros passos para um projeto museológico que de forma real contasse às gerações a história da avicultura, a sua introdução, os primeiros passos, os primeiros utensílios, as primeiras espécies criadas, as primeiras farinhas, os primeiros sacos etc…
 Eu estou disponível…

3 comentários:

Anônimo disse...

O primeiro passo está dado e o Dr. Joaquim Calheiros está disponivel para dar o seu contributo, esperando que outras vontades se juntem ao projecto. Poderia apontar aqui o nome de meia duzia de pessoas que estiveram ligadas á avicultura e que podem dar a sua colaboração se a isso disponibilizarem um pouco de boa vontade e um pouco de trabalho. Para esses e outros que com boa vontade e espírito de iniciativa se juntem e unam esforços para avançar. Os vindouros vos vão mais tarde agradecer.
Rui Cruz

Anônimo disse...

Chegou a hora. Força besteirenses, mostrem o vosso amor á terra que vos viu nascer.

Anônimo disse...

deixem-se de comodismos e trabalhem

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------