14 de dezembro de 2012

MAU TEMPO EM BESTEIROS

RIBEIRA DE SANTA EULÁLIA "CORRE CHEIA"!
Na televisão, na rádio ouvimos com atenção que alguns distritos estão em alerta vermelho, outros em alerta laranja devido à chuva e ao vento. As alterações climáticas ao mesmo tempo conjugado com os “humores” do clima deixa-nos de sobreaviso quando a água começa a “espirrar” por todos os lados, ao mesmo tempo quando a mesma vem tocada a vento, porque ao andar na estrada, andar no campo, todo o cuidado é pouco.
Isto tudo para escrever que Campo de Besteiros apesar beneficiar de um microclima, proporcionado pela proteção da serra, a mesma não o protege do mau tempo e das intempéries que nos tem assolado.
Vai daí e é com surpresa que vejo a ribeira de Santa Eulália, ou para alguns, o rio da Corte a galgar as margens, a invadir os terrenos agrícolas, a estender-se sem obedecer ao”dono”, ou melhor, sem obedecer às margens que noutras alturas o controla. Mesmo assim é com nostalgia que olhos para estas fotografias, a lembrar o tempo da minha adolescência quando das janelas da casa do meu pai via ao longe a água a luzir nas Leiras, transformando aquele espaço num mar cinzento resultante da conjugação da água com a terra. Leito seco no verão, transforma-se por artes mágicas, no inverno num ribeiro sem freio e sem dono, que desejamos que para além de “limpeza” que faz do seu leito não estrague mais nada.
 



Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------