19 de dezembro de 2012

INAUGURAÇÃO DO CENTRO ESCOLAR DE CAMPO DE BESTEIROS


A funcionar desde o início do ano letivo foi inaugurado no passado dia 14 de Dezembro, por sinal, o último dia de aulas do primeiro período, o Centro Escolar de Campo de Besteiros.
Na presença de inúmeros convidados, desde o representante da DREC, o presidente da Comissão Instaladora do Agrupamento de Escolas Tomás Ribeiro, o presidente da Junta de Freguesia de Campo de Besteiros, outros autarcas locais, vereadores e outras pessoas representantes de instituições, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Marta descerrou placa evocativa do ato.
Nesta obra está de parabéns o município pela visão demonstrada pelo aproveitamento de um pavilhão da Escola Básica de Campo de Besteiros numa obra que custou um pouco mais de um milhão de euros.
Nos discursos oficiais foi salientada a figura do Dr. João Almiro, nomeadamente pelo presidente da junta de freguesia de Campo de Besteiros, Belmiro Gomes. Dr. João Almiro pela sua ação em prol da educação, das crianças e jovens desfavorecidos merecia outro reconhecimento como por exemplo ser patrono da Escola Básica de Campo de Besteiros. Ninguém, no concelho desenvolveu trabalho tão meritório pela educação como ele, infelizmente, lamenta-se que não tenham cumprido aquilo que lhe prometeram, aquando da edificação do edifício da ex-Escola C+S de Campo de Besteiros. Conforme, o Dr. João Almiro referiu no prefácio do livro 25 anos de Ensino e Educação da Escola Básica de Campo de Besteiros “…no projeto inicial, o espaço onde foram construídas as piscinas estava reservado para que fosse implantado um edifício com dois andares para o ensino secundário”.
Infelizmente esse desiderato não foi cumprido, situação que como vimos teria consequência nos nossos dias.
Dia de festa, mas sobretudo dia de reflexão, porque se pretende um ensino que privilegie a qualidade necessita de outra visão, sobretudo de outras condições que não só materiais.

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------