17 de agosto de 2012

CICLISMO NO BESTEIROS - 1939 - Mais uma vitória do Besteiros Foot-Ball Club”.


De certeza já foram chamados a dar um minuto da vossa atenção à Volta a Portugal em Bicicleta. Modalidade que encanta e nos seduz pelo esforço muitas vezes desumano dos bravos do pelotão. Quilómetros atrás de quilómetros vencem os obstáculos das estradas, as subidas, as descidas, as curvas apertadas, os buracos, tudo em busca da sagração final. Como quase sempre, desde há muito tempo vai passar uma vez mais em Campo de Besteiros. Desde a minha infância tenho lembrança das voltas, do Agostinho e de outros heróis da estrada, ora desciam do Caramulo, ou então subiam em direção ao mesmo. O dia marcado é 21 de agosto, referente à etapa entre Aveiro e Viseu. De tanto ciclismo, apetece mesmo perguntar se o Besteiros já teve ciclistas a correr com as suas camisolas, ou se teve uma secção de ciclismo?
Sim, o Besteiros Futebol Clube teve ciclistas representantes das suas cores, não na Volta a Portugal, mas em provas também de cariz nacional organizadas pelo Diário de Notícias. Um pouco da sua história.
Noticia a “Folha de Tondela que a 23 de Abril de 1939 – “Mais uma vitória do Besteiros Foot-Ball Club”. Na prova velocipédica “Grande Prémio Olympique”, organizado pelo Diário de Noticias e “Sports”. Dessa grande prova saiu vencedor Joaquim Henriques, representante do Besteiros que cortou a meta na Avenida Visconde de Tondela em 1 hora e dois minutos. Vitória que foi festejada com grande entusiasmo.
Por isso como se comprova, o Besteiros Futebol Clube teve um representante que conseguiu uma notável sendo o representante do concelho na final distrital.
A “Folha de Tondela destacava na sua edição de 23 de abril de 1939, num grande título: – “Mais uma vitória do Besteiros Foot-Ball Club”. Na prova velocipédica “Grande Prémio Olympique”, organizado pelo Diário de Noticias e “Sports” saiu vencedor, Joaquim Henriques, representante do Besteiros que cortou a meta na Avenida Visconde de Tondela em 1 hora e dois minutos. Vitória que foi festejada com grande entusiasmo pelo público presente afeto ao clube representante do vale de Besteiros.
Nessa prova participaram representantes do Club Desportivo De Tondela, Grupo Desportivo de Canas de Sabugosa, Cruz Maltina Lobanense e Mosteiro Foot-Ball Clube. O Besteiros teve outro representante que foi obrigado a desistir, devido avaria na sua bicicleta.
Com pena que escrevo estas histórias, também algum lamento, porque não estamos a ser capazes de honrar os nossos antepassados. Por vezes é só dar o primeiro passo.

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------