29 de julho de 2012

RISCOS E RABISCOS DE BESTEIROS - MONUMENTO AO BESTEIRO (à sua arma)


Diz quem o viu que o monumento à Besta (pronuncia-se Bésta) está espetacular e homenageia de forma meritória todos os Besteiros. Este monumento de responsabilidade da Junta de freguesia de Campo de Besteiros, nomeadamente do seu presidente Belmiro Calheiros Gomes foi materializado pelo escultor  dr. Manuel Vaz. Numa obra imponente com cerca de sete metros e trinta centímetros simboliza-se a besta, e transporta consigo a memória deste vale de Besteiros e desta terra, como viram num artigo anterior citado num documento com mais de trezentos anos que definia o vale de Besteiros.

Podemos não ter certeza de muitas coisas, mas de uma podemos estar cientes. O nome do vale de Besteiros advém não das características geográficas, ou de relevo ou de outras razões, mas advém de um grupo específico de soldados, neste caso, os Besteiros que aqui se abrigou ou se notabilizou durante a reconquista cristã, atribuindo o nome ao vale, que mais tarde se estendeu devido à criação do concelho.

Nos momentos de crise, nos momentos de desânimo é importante valorizar os valores coletivos, sobretudo a memória coletiva. O importante não é o custo da obra, mas sim o que a mesma poderá representar para a “bela adormecida”, quem sabe se será “o beijo do príncipe”, e o acordar para outras realidades cada vez mais importantes.

Deixo aqui este poema que uma conterrânea nossa, Anabela Pereira reproduziu num comentário, do qual eu já não me lembrava na totalidade:

"Entre a Estrela e o Caramulo,
fica o Vale de Besteiros,
terra linda e sossegada
já foi berço de guerreiros.
Se ainda a não conheceis,
visitai-a qualquer dia
e vereis os besteirenses
a dizer com alegria:

Campo de Besteiros, nossa linda terra
quanta tradição o teu nome encerra
Para o bem fazer estás entre os primeiros
És o nosso orgulho, Campo de Besteiros!"

3 comentários:

Anônimo disse...

O dinheiro nao é o mais importante?
Por favor !
Com esse dinheiro para o monumento podiam arranjar as estradas da nossa zona que é uma vergonha, fazer passeios nas estradas e assim...
Não venhas com lamechices...
Francisco Fernandes

Joaquim Calheiros disse...

Respeito a tua opinião, como deves respeitar a minha. Cada um tem as suas prioridades. Mas não cabe a uma junta de freguesia fazer serviço do município como arranjar estradas, fazer passeios etc. Uns fazem a Praça de Besteiros e nós rimos, uns fazem a FICTOn e nós rimos, uns fazem uma Escola Secundária em Molelos e nós rimos. Mas isso tudo são lamechas, talvez sejam. Poderás não o saber será mais importante para campo de Besteiros esse monumento que outras coisas, mas infelizmente isso só o saberemos mais tarde. Principalmente por ainda ter vivido numa época em que Tondela nos temia. Mas isso tudo deixámos destruir.

Anônimo disse...

Considero que o erigir de um monumento com a conjuntura atual é como diz o povo "dar o passo maior do que a perna". Gostaria aqui de deixar algumas questões para reflexão:
Quem vai pagar o monumento?
Se alguém queria deixar obra, deveriam tê-lo pensado há muito. É pena que Campo de Besteiros seja o "parente pobre" do concelho,sede de concelho que até já vai ter uma praça besteiros.
Dina Duarte

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------