24 de julho de 2012

A PRÉ -HISTÓRIA DA GRANDE PROVA DE PERÍCIA DE BESTEIROS

Só custa o primeiro passo....

Antes da primeira prova de perícia de nome, ainda houve outros festivais aos quais foi dado o nome de Gincana Automóvel. Pela leitura que fiz dos documentos houve mais do que uma gincana, em anos diferentes e sempre com muito sucesso. Estas organizações eram motivadas pelo desejo de angariar fundos para que as associações pudessem subsistir, nesta caso o Besteiros Futebol Clube.
Mais tarde, já em 1951, o clube organizou uma grande manifestação desportiva integrada nas festas da vila. Do programa constava, para além de outras atividades, um jogo de futebol e uma gincana de automóveis. Esta grande manifestação captou o interesse de muitas pessoas que entusiasticamente aplaudiram todas as incidências. Nessa tarde desportiva chamou mais atenção a Gincana Automóvel. Foram nove os participantes, havendo a registar a curiosidade de um concorrente com treze anos de idade. No final da prova registou-se a seguinte classificação:

                1.º - Carlos da Costa Pereira, em Renault Juve-Quatre em 4m25s;

                2.º - Sílvio Gonçalves, Fiat – 4m27s

3.º - Carlos Alberto da Silva Pereira. Ford Anglia o H.P., 4m40s.
                Passados dois anos, realizou-se mais um grande festival desportivo. A data escolhida foi quinze e dezasseis de Agosto de 53.
                O principal mentor foi Bernardino Pereira Ribeiro, que organizou um programa que apresentava gincanas de automóveis, motos e bicicletas. A “Folha de Tondela” dava grande destaque ao festival desportivo, considerando que decorreu com extraordinário brilhantismo. “Por feliz iniciativa do grande bairrista Bernardino Pereira Ribeiro, o festival desportivo realizado na progressiva vila de Campo de Besteiros, nos dias 15 e 16 de Agosto, ultrapassou todas as expectativas e teve grande afluência de desportistas que durante as provas, que se realizaram no campo de jogos, não se cansaram de aplaudir as passagens mais interessantes das mesmas.

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------