30 de junho de 2012

CEM PALAVRAS - Fonte da Bica


Dos encantos guardados da fonte da Bica, para além da sua beleza estética, a sua localização no cruzamento de estradas, era em tempos idos, conjuntamente com a Praça da República espaço de eleição para os bailaricos, para o encadeia, e outras modas de então. Outros divertimentos também ocorriam naquele espaço, desde o jogo do cântaro, a outros jogos tradicionais. O povo dava largas à sua alegria, e dia de folia, não era de certeza, dia de tristeza. Já o povo na sua sabedoria ditava sentenças, que tristezas não pagam dívidas. Pudera, como o povo anda, a dívida já estava paga.

6 comentários:

Anônimo disse...

Os tempos eram outros ,a maneira da juventude se divertir também era outra, mas a nostalgia e a lembrança desses tempos permanecem frescos na nossa memória, assim como das pessoas que partilhavam essas brincadeiras e que já partiram, mas a saudade permanece.

Anônimo disse...

Eu também partilhei dessas brincadeiras e arranjavamos os nossos namoricos

Joaquim Calheiros disse...

Bons tempos apesar de diferentes de hoje. É importante relembrar para memória futura, numa altura em que o Campo tinha vida dada pela sua juventude.

Joaquim Calheiros disse...

Estes dois besteirenses que comentaram ainda tem fresco na sua memória aqueles tempos, não quererão partilhar com todos as suas memórias?

Joaquim Calheiros disse...

Estes dois besteirenses que comentaram ainda tem fresco na sua memória aqueles tempos, não quererão partilhar com todos as suas memórias?

Anônimo disse...

Lembro-me de dois marcos que marcaram a história de Campo de Besteiros. O primeiro o Congresso Eucarístico que juntou milhares de pessoas de todas as freguesias do Concelho e não só e o segundo o cortejo de oferendas a favor da construção da igreja. Foram dois marcos que marcaram na verdade a história de Campo de Besteiros, isto numa época de dificuldades e de grandes carências, até porque a guerra tinha acabado á pouco tempo e onde faltava quase tudo. Hoje já poucas pessoas certamente se lembrarão destas realizações e hoje com outras condições e outros meios não se consegue uma realização que marque a nossa terra. Esperamos que o próximo futuro Congresso de Besteiros marque o arranque de outra era mais próspera e mais activa em todos os capítulos. Haja fé e que apareça o verdadeiro lider que encabece com corajem este desafio.

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------