11 de junho de 2012

CAMPO DE BESTEIROS...o nosso Mundo


Campo da Neuza, em dia de jogo

Escrever sobre Campo de Besteiros, refletir sobre Campo de Besteiros é uma forma de estar, sem estar, de ver, sem ver, de sentir, sem sentir. Desde pequeno foi o meu mundo, na maioria das vezes resumia-se ao lugar do Seixo, sempre com a Igreja e a Escola debaixo de ponto de mira. Ir ao Campo era ir ao Campo, à parte nobre da vila, a “outro mundo”, um pouco diferente com mais movimento, que nos atraia. A Capela da Senhora do Campo, a Praça da República, o largo da Feira, o Central, o Rosete que no domingo enchia para se ver as matinés. Dessas matinés lembro-me do Tarzam, do Flecha Negra entre outros…
Noutros domingos deslocávamo-nos mais para este em direção ao campo da Neuza. Esses dias, dias de futebol, o povo cumpria uma parte do seu destino, de manhã a devoção, de tarde a reinação…
Naquele tempo as equipas ainda entravam separadas, à frente o capitão que dava um grande pontapé na bola até á zona do meio campo, atrás os outros “besteiros” como autênticos soldados preparados para a batalha. Hoje, já não é bem assim. A International Board quer o fair-play, que soa a falso, como a UEFA dizer que terminava o jogo, quando se ouvisse nos estádios manifestações de racismo. Ou o som do meu televisor estava com problemas, mas quando o Nani tocava na bola, ouvia-se a claque alemã a imitar os macacos… Pois enchem a voz, mas do outro lado eram alemães… então encolhem outra vez a voz.
Mas, não era este o assunto do meu artigo. Quando entrava o Besteiros acontecia uma autêntica explosão de alegria com os gritos “vamos lá Besteiros” a encher o vale. Momentos únicos proporcionados por grandes equipas alvi-rubras, que no fim do jogo vinham se desequipar à Propaganda, lavando-se como podiam na fonte da feira.
Velhos tempos, bons tempos...

2 comentários:

AliceGap disse...

lindo texto, carregado de emoção.
Um pedaço do meu coração está no Campo. Ainda quero, algum dia, deixar lá algo do meu pai

Anônimo disse...

Só um besteirense que ama a sua terra nos pode deixar estes momentos de exaltação, que nos adoça a alma e nos faz sentir diferentes.

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------