10 de maio de 2012

MEGA AGRUPAMENTOS EM TONDELA


Aquilo que vou escrever é com base do que li na blogosfera, nomeadamente na Educação do Umbigo e Arte Por um Canudo2. O movimento dos Mega agrupamentos que está a alastrar pelo país também vai afetar o concelho de Tondela. Segundo li existe uma proposta da DREC, para que as Escolas do concelho se agrupassem em dois agrupamentos. Um constituído pelo agrupamento de Campo de Besteiros e Caramulo, e outro com as Escolas restantes. Pelo que vi existe uma contraproposta do conselho municipal de educação, também para a constituição de dois agrupamentos, um englobava Campo de Besteiros, Caramulo e a Secundária de Tondela. O outro englobava as restantes, tendo também como base a Escola Secundária de Molelos. Neste segundo agrupamento fariam parte aquelas escolas que nunca deviam ter saído do papel para o real, caso da Escola da Lajeosa, bem como a Secundária de Molelos. Mas, enfim, os interesses políticos assim o ditaram. Li também que as Escolas querem esta segunda proposta. Surpreendo-me no caso de Campo de Besteiros que aceite esta segunda proposta.
Embora esteja a ver à distância, a primeira proposta vinda DREC é mais racional, visa a qualidade e simplifica os processos. Em parte até vinha restabelecer a verdade das coisas. Privilegia também a qualidade de ensino, porque os resultados comprovam do excelente trabalho que se está a realizar no Agrupamento de Campo de Besteiros. Diminui a área geográfica, os objetivos serão comuns às duas escolas. Outros argumentos poderiam ser apresentados, mas se a segunda Escola Secundária tivesse sido construída, onde a razão mandava este problema nem sequer se levantava. Claro que a primeira proposta não deverá ir para frente a luz dos interesses concelhios que procura desenvolver a cabeça e reduzir a periferia.
Estar atento é uma qualidade, não deixar destruir um trabalho de excelência é outra...

2 comentários:

Anônimo disse...

Como se costuma dizer, homem prevenido vale por dois. Pois aqui está um dos problemas que as forças vivas de Campo de Besteiros, a começar como é evidente pela Junta de Freguesia para lutar por esta causa, tanto mais que é da mesma cor política da Câmara e do Governo. Fico a aguardar pacientemente o desenrolar
deste assunto. Penso igualmente que a Junta de Freguesia tem a obrigação moral de dar explicações a todos os besteirenses do que se está a cosinhar nas costas dos nossos reais interesses.Será que aguardam para assumir o problema como um fácto consumado. Aguardamos para vêr até porque para o próximo ano há eleições autárquicas.Tal como comecei um homem prevenido vale por dois.

Anônimo disse...

Não posso crer que em Campo de Besteiros estejam a dormir.Pela Comunicação Social se tem tido conhecimento da excelência do ensino ministrado na EB 2,3 como alguns prémios o demonstram e depois do investimento feito com o novo Centro Escolar.

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------