3 de maio de 2012

FESTA DO 3 MAIO


Perde-se no tempo a festa de três de Maio, ou a Festa da Santa Cruz. Hoje não se comemora no dia, porque as solicitações atuais não o permitem, mas festeja-se no primeiro domingo de Maio (seis de Maio), dia também da Mãe. Outrora a festa da Cruz merecia dos habitantes do vale de Besteiros grande carinho, sendo a mesma procissão formado com figuras de santos e realizações de promessas. Eram inúmeras as pessoas que subiam ao monte de Calvário, e agradeciam as benesses recebidas. Via-se pessoas de joelhos a enfrentar as pedras da escadaria que conduz à ermida do senhor do Calvário.
Agora, a Sagrada Eucaristia celebra-se ao ar livre, porque noutros tempos a capela revelava-se exígua para o número de peregrinos.
Depois da Santa Missa, os peregrinos espalhavam-se pelos pinhais, abriam-se os farnéis e desfrutava-se as sombras das árvores e aconchegava-se o estômago. Hoje custa ver o perder da importância da festa do três de Maio, talvez pela mesma, não ter sido tão acarinhada como outras festas da região. Quem já percorreu muitas primaveras neste mundo e viu um pouco de tudo, e festas, outrora sem a importância religiosa da Festa da Cruz, hoje têm maior projeção, mas para isso souberam projetá-las com ações concretas.
A tradição desta festa aponta, embora com carácter lendário, que é a comemoração do facto de Santa Helena, mãe do Imperador Constantino ter encontrado a Cruz de Cristo. Em Jerusalém após escavações foram encontradas três cruzes, descobriu-se a verdadeira cruz de Cristo, quando a mesma foi colocada sobre doentes realizava-se um milagre. Outros apontam para celebrações romanas que foram apropriadas pelos cristãos.
Esta festa é celebrada em muitos locais, nomeadamente em Espanha com grande impacto, porque o mais importante é a fé, apesar da lenda que encerra.
Por isso, venha este domingo ao Monte de Calvário e reviva um pouco da história do Cristianismo e sobretudo desfrute do Vale de Besteiros. Devemos ter orgulho nas nossas festas religiosas, porque não começar a indagar que história encerra o Monte do Calvário?
A capela do Senhor de Calvário era designada como a Capela do Santo Cristo, no referido monte do Calvário.

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------