22 de abril de 2012

SINAIS DO TEMPO


O mundo tem sinais, de certeza que sim. Sinais, para alguns notórios, para outros invisíveis. Mas sem dúvida nenhuma tem sinais. Já escrevi aqui, a previsão de um senhor de proveta idade, que o mês de abril ia ser chuvoso. Claro, a tradição diz abril, águas mil. Sim, diz, mas também diz outras coisas, mas isto do tempo anda muito mudado e a tradição já não é o que era.
Mas escrevia eu que esse senhor de cabelo branco, alguma dificuldade no andar, porque isso das artroses tem muito que se lhe diga. Mas voltando outra vez ao que interessa, no dia 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias diz o povo, na sua sabedoria popular Se o candil vier a rir está o Inverno para vir, se ele vier a chorar, está o Inverno a passar!”. Como puderam constatar, 2 de fevereiro, o dia esteve a rir, por isso o inverno ainda estava para vir. Mas não foi só essa história que contou, outros sinais também referiu. Na tal noite de dezembro, dia que não sei precisar, as doze pedras de sal colocadas numa telha, também deram o sinal que abril ia ser de águas mil.
Neste mundo cada vez mais avançado a nível tecnológico, também é útil ver alguns sinais, porque estar atento é uma condição essencial para se poder reagir com a prontidão necessária.

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------